Amigo João:
Tendo, uma vez
mais, a nossa passagem pelo Flor na memória, reforço o quanto a nossa juventude
amava aquele lugar, que nos juntava aos adultos a ver os ensaios de teatro. E
era salutar os mais velhos ouvirem os mais novos e, sorrindo, diziam que éramos um ar fresco que rompia para aqueles lados, dividindo-nos em sonhadores ou
realistas.
Voltando ao tema
da carta anterior, tentemos lembrar as cenas - ou parte delas - que Serafim
Lopes retratou, aqui e ali com um toque de humor, mas sem nunca retirar o
carácter verdadeiro de uma vida dolorosa. É disso exemplo a passagem alusiva às
leiteiras, retratada através destes versos.
DOU LEITE
TODOS OS DIAS
SEM VONTADE,
QUANTAS VEZES…
CORRENDO
RUAS E ATALHOS
MAS
NÃO USO PORCARIAS
USO P’RA
PARA BEM DOS FREGUESES
ÁGUA
DA FONTE DOS ALHOS.
E TÃO
BEM COMPOSTO FICA
QUE
ATÉ O DOU SEM ENGANO
AO
MEU “OME” E AOS PARENTES
PORQUE
É A ÁGUA DESSA BICA
QUE O
SENHOR DOUTOR GERMANO
ACONSELHA
AOS SEUS DOENTES.
AI AS
LEITEIRAS
CADA
QUAL COM SEU PECADO
PELAS
RUAS E VIELAS
A DAR
AO CANADO,
SÃO
BEM ARTEIRAS
MAS ALGUMAS
SÃO TÃO BELAS
QUE
MAIS VALE O LEITE DELAS
QUE O
LEITE “PASTEURIZADO”.
Outros versos
mostram como Serafim Lopes retratava situações, brincando com as palavras:
MAL
S. MAMEDE AMANHECE
PRINCIPIA
A DURA LIDA
PORQUE
O POVO RECONHECE
QUE O
TRABALHO ENOBRECE
TODA
A NOSSA VIDA.
Como vês, já nessa
época Serafim Lopes nos surpreendia na forma como respeitava o labor de um povo
na sua luta pela vida. Mas há mais:
DESPERTA:
É MADRUGADA
Ó
POVO DESTA TERRA;
COMEÇA
A ACTIVIDADE
QUE O
DESPERTAR ENCERRA
UM
TOQUE DE ALVORADA
A UNIR-TE
NA ANSIEDADE
SACODE
OS MEMBROS LASSOS
DO
VIGOR QUE NUNCA FALHO
QUE
ESSA FADIGA ENCOBRE,
SE
VIVES DO TRABALHO,
VAI-LHE
EMPRESTAR OS BRAÇOS…
PORQUE
O TRABALHO É NOBRE:
REFRÃO
ALERTA:
LABORIOSO
POVO.
DESPERTA!
LEVANTA-TE
DE NOVO.
ESCUTA…
JÁ
CANTA O GALO AO LONGE
COMO
O SINO DE MONGE
A
CHAMAR-TE À LABUTA
NA
VIDA VAI VERGAR O TEU DORSO
A
VIDA PRECISA DO TEU ESFORÇO
É NOBRE
QUALQUER PÁ, QUALQUER MALHO,
A
RIQUEZA DO POBRE,
É
SAÚDE É TRABALHO…
Recorrendo à brejeirice
e brincando com as palavras, em 1943/44 o autor da peça mostrava uma realidade
que não se podia esconder.
Custóias
2013-10-10
José Mendonça
Sem comentários:
Enviar um comentário