sábado, 25 de maio de 2013

Os jardins do Porto



Recordo com saudade aquela Avenida dos Aliados com os seus belos canteiros de flores, rodeados de relva, onde o meu neto, ainda bebé, corria atrás das pombas. Hoje, o que vejo é um passeio largo com um tanque naquela avenida que se destruiu.  
Os belos desenhos executados em pedrinhas pelos nossos canteiros com fama internacional (veja-se o que executaram no Brasil) deram lugar a horrendas cadeiras. Certo dia, um turista chegou ao ponto de me perguntar se lá serviam cervejas! Ao que chegamos… Tanto se fala em prol do incremento do turismo e deixa-se desfazer os belos lugares de outrora.

A Cordoaria é também disso exemplo. Os poucos bancos que lá existem não têm encosto, talvez com receio de lá se estar muito tempo. Na avenida em frente ao tribunal estão umas bancadas com umas figuras que ainda não consegui compreender o lá fazem.

A Batalha apresenta o mesmo género de cadeiras e mesas. Convido-vos a ver estes lugares e a procurarem em postais da época ou na Internet o que por cá existia.

Quanto às pedrinhas brancas e pretas aqui do Norte, são os espanhóis quem mais as procura e as compra para o embelezamento dos seus locais.

José Mendonça
in Lembranças de um tempo já passado


Sem comentários:

Enviar um comentário